top of page

Saiba todos os detalhes sobre a cirurgia ortognática!

O que é a cirurgia ortognática?

 

É uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dento faciais, as quais podem originar distúrbios na mordida, articulações, respiração e repercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de transformar a harmonia facial, função mastigatória e melhor qualidade de vida.

Classe II

É uma relação anteroposterior, onde a mandíbula pode estar retruída (posicionada atrás) em relação a face, ou mesmo a maxila que é o osso superior, pode estar protruída (posicionada à frente) em relação a face.

Classe III

É uma relação anteroposterior, onde a mandíbula está projetada à frente em relação a face, ou mesmo a maxila está retro posicionada em relação a mandíbula, ou ambos os problemas.

Assimetria

As assimetrias incluem os desvios das linhas médias dentárias e esqueléticas, assim como laterognatismo. Também existem assimetrias de plano oclusal na vista frontal (CANT), perceptível quando o paciente sorri, mostrando uma quantidade maior de dentes de um lado em relação ao outro. Assimetrias de volume também poderão ser identificadas.

Mordida aberta

Ausência de trespasse vertical entre os dentes superiores e inferiores, nesse caso os dentes superiores estão distantes dos dentes inferiores, impedindo a apreensão dos alimentos pelos incisivos superiores e inferiores. Normalmente a mordida aberta está associada a face longa e pode ter outros problemas associados como: assimetrias e problemas anteroposteriores.

Face curta

Ocorre quando o paciente possui o terço inferior da face (região abaixo do nariz, até a ponta do queixo) curto. Quando esta região se encontra encurtada, o paciente pode ter uma exposição deficiente de dentes ao falar e ao sorrir. Também pode ser devido ao encurtamento da região anterior da mandíbula. Na cirurgia a correção será feita reposicionando o maxilar superior mais abaixo e trabalhando mudanças em altura da região anterior da mandíbula.

Face longa classe II

Paciente que possui o terço inferior da face (região abaixo do nariz, até a ponta do queixo) aumentada. Pode ser devido a um excesso de crescimento vertical de maxila ou da região anterior da mandíbula. Associado ao problema anteroposterior onde a mandíbula encontra-se retro posicionada em relação à maxila.

Face longa classe III

Paciente que possui o terço inferior da face (região abaixo do nariz, até a ponta do queixo) aumentada. Pode ser devido a um excesso de crescimento vertical de maxila ou da região anterior da mandíbula. Associado ao problema anteroposterior onde a mandíbula encontra-se protruída em relação à maxila.

Exames necessários

Conheça quais exames são necessários para realizar uma avaliação e para o planejamento virtual da cirurgia ortognática.

Qual a idade mínima e máxima para fazer a cirurgia?

O ideal para a idade mínima é aguardar a fase de crescimento do paciente para que não ocorra crescimento ósseo na face após a cirurgia. A idade máxima não existe desde que o paciente possua bons exames pré-operatórios é possível operar.

Como funciona o preparo ortodôntico?

O preparo ortodôntico geralmente é primeira etapa do tratamento para a cirurgia ortognática. Porém, depende muito do diagnóstico de cada paciente, existem pessoas que não precisam desse preparo e já estão prontas para a cirurgia.

Planejamento 2D

O planejamento 2D auxilia na visualização dos objetivos de tratamento, o que é fundamental para a tomada de decisão do paciente entre operar ou não. Para o planejamento é utilizado o software Dolphin Imaging onde é realizada a simulação virtual do paciente.

Planejamento 3D

Através de uma documentação ortodôntica atualizada, tomografia computadorizada e escaneamento intraoral ou modelos de gesso, fazemos a simulação da cirurgia ortognática utilizando o software Dolphin Imaging para obtermos maior previsibilidade no resultado da cirurgia.

Termo de consentimento

É de extrema importância o paciente saber e entender quais são os riscos da cirurgia, e as melhores maneiras do paciente evitar que esses riscos aconteçam, como por exemplo: higienização, alimentação, uso de medicamentos, etc.

Como é o dia da cirurgia?

No dia da cirurgia ortognática o paciente precisa estar em jejum absoluto 10 horas antes, durante a cirurgia o paciente é submetido a anestesia geral, o tempo de duração da cirurgia depende muito de cada caso clínico em média de 2 a 3 horas.

Cuidados pós-operatório

A alimentação, remédios e higienização são extremamente importantes durante o pós-operatório, a higiene é fundamental para diminuir a chance de infecções, utilizando enxaguante bucal, escova de dente super macia. Além disso, o paciente não deve comer nada sólido, durante um período, para que não haja nenhuma complicação. 

Finalização ortodôntica

Para essa etapa o paciente é liberado para ortodontista somente após comprovação da consolidação óssea, através de exames como a radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada. Essa etapa é o “acabamento” final da oclusão do paciente.

Dr. Daniel Freitas

Cirurgia Ortognática

Contato

Email: comercial@institutofreitas.com
Tel: 14 99721-3004 | 14 3234-3004

R. Gerson França, 9-02 – Vila Mesquita, Bauru/SP
R. Mato Grosso, 128 – CJ. 73, 7º andar – Higienópolis, São Paulo/SP
R. Voluntários da Pátria, 445, Sala 803 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Contato

Obrigado por enviar!

bottom of page